A Fundação Centro de Ecologia e Integração Social (Fundação CIS) vem organizando o Curso de Formação e Capacitação de Replicadores em Educação Ambiental e Agroecologia. Realizado em Tianguá (CE), tem como participantes: jovens, agricultores, estudantes, educadores, técnicos e representantes da sociedade civil e órgãos públicos, dos municípios de Frecheirinha, Ibiapina, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.
O curso está inserido na estratégia do Projeto Gestão Participativa nas Unidades de Conservação da Ibiapaba, tendo como objetivo dar base teórica e espaço para reflexão acerca da sustentabilidade dos assentamentos humanos na região e da necessidade duma maior participação na dinâmica das decisões referentes às Unidades de Conservação, que são o Parna (Parque Nacional) de Ubajara e APA (Área de Proteção Ambiental) da Ibiapaba, respectivamente, Unidade de Proteção Integral e Unidade de Uso Sustentável.
A RJC, que conta com dois articuladores no curso - Francivaldo Silva e Marcelo Ângelo - teve espaço garantido no evento para apresentar a discussão da questão "Juventude e Migração do Campo", facilitada por Benedito Gomes. Na apresentação do mesmo, buscou-se fazer uma rápida retrospectiva histórica tratando da formação da dicotomia "cidade e campo", quais aspectos sociopolíticos econômicos e culturais motivam os jovens a deixarem o campo, quais as consequências da migração, e o que se tem feito e se pode fazer como oferta de alternativa de permanência.
O 2º módulo do curso ocorrerá nesta semana, dos dias 26 à 30 de julho.