terça-feira, 31 de maio de 2011

I debate eleitoral de Alcântaras é realizado com sucesso

Na tarde deste último sábado (28/05), realizou-se no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras, o I Debate Eleitoral de Alcântaras. Na ocasião estiveram presentes a imprensa local através da Rádio Bela Vista FM, blog Visão Norte, blog Alcântaras e blog Portal Jovem, representações de capelas, sindicatos, conselhos municipais, escolas, da ECOS, RJC e outros segmentos sociais além dos candidatos à Prefeitura - Antônio Marcos (PRP) e Charlys Menezes (PSOL), ambos acompanhados de alguns representantes de suas respectivas comitivas de campanha.

O evento organizado pelo Sincicato dos Servidores Publicos de Alcântaras - SINDICAN, ECOS - Entidade Cooperativista Sustentável e Rede de Juventude para Cidadania - RJC, foi mediado por Benedito Lourenço (cidadão coreauense) e iniciou-se exatamente as 14h:16min extendendo-se até as 15h:52min (praticamente 1 hora e 45 minutos) abertos para a apresentação de propostas, histórico, argumentação e respostas para algumas perguntas (definidas e de tema livre) feitas através de sorteio onde era direcionado o questionamento a algum dos dois candidatos presentes.

O debate, que teve três blocos (apresentação, resposta e argumentação de perguntas definidas/livres e considerações finais), foi transmitido ao vivo pela Fm Bela Vista e blogs locais, atingindo portanto um considerável público que teve a oportunidade de avaliar melhor dois dos três candidatos à Prefeitura, uma vez que o candidato Eliésio Fonteles (PSB) recusou-se a participar do evento.

Segundo a comissão organizadora, o I Debate Eleitoral de Alcântaras marca um novo tempo abrindo as portas para uma nova história política deste municipio, permitindo assim que nossa população possa decidir conscientemente rumos melhores para esta cidade.

Do Blog da ECOS (Entidade Cooperativista Sustentável)

RJC realiza primeira etapa de minicurso em Alcântaras/CE

A Rede de Juventude para a Cidadania - RJC, realizou, através do Nucleo Regional da ECOS, a 1ª das duas etapas do Minicurso de Movimentos Sociais e Juventude. O evento que teve uma programação dinâmica e inovadora, onde todos os envolvidos puderam participar.

A primeira etapa do minicurso iniciou-se as 8h:15min da manhã deste último sábado, 14, e teve como facilitadores coordenadores da RJC Benedito Gomes e Marcelo Ângelo, também participaram dos ciclos de debates e troca de experiências os representantes da ECOS e outras 32 pessoas que foram inscritas. Durante toda a manhã foram explanados assuntos referentes a: origem dos movimentos socias, ideologia, finalidades e conquistas, sempre relacionando o tema às condições locais oferecidas a juventude alcantarense, também fizeram parte da programação: apresentações de trabalhos grupais, enfocando a realidade da juventude local e suas perspectivas, dinâmicas e reflexão do jovem enquanto cidadão protagonista do meio que os cerca.

Para a equipe organizadora do Nucleo da RJC em Alcântaras, a turma superou as expectativas e se mostrou participativa e motivada para lutar por seus direitos e objetivos. Segundo os coordenadores da RJC, Alcântaras é o segundo município onde foi realizado a primeira fase da atividade educativa, tendo sido a primeira turma capacitada no distrito de Araquém - Coreaú/CE.

Até o final de maio outras duas turmas deverão ser capacitadas - uma na se de Coreaú e outra em Frecheirinha Ceará. A Rede de Juventude para Cidadania também visa atuar nos municípios de Mucambo, Pacujá,Graça e Moraújo, todos na Zona norte do Ceará.

Após a realização da 1º etapa nos quatros núcleos da RJC, serão encaminhados os preparativos para a realização da 2º fase, em Alcântaras prevista para ocorrer em 11 de junho de 2011.

Do blog da ECOS (Entidade Cooperativista Sustentável)

Minicurso discute relação entre movimentos sociais e juventude em Araquém

Sábado passado (30 de abril de 2011) ocorreu na sede da Associação para Educação e o Desenvolvimento Integrado - AEDI a primeira manhã do Minicurso Movimentos Sociais e Juventude com a turma de Araquém, que contou com a participação de 26 jovens, em maioria do Ensino Médio.

O evento organizado pela Rede de Juventude para Cidadania - RJC, organização juvenil de abrangência regional, em parceria com a Fundação Centro de Ecologia e Integração Social - Fundação CIS e AEDI, de Coreaú, STTR de Frecheirinha e Entidade Cooperativa Sustentável – ECOS, de Alcântaras, tem como objetivo ensejar uma discussão acerca da realidade dos jovens de nossa região e da necessidade do fortalecimento da organização juvenil na luta pela conquista e efetivação de direitos, partindo da perspectiva da cidadania ativa.

As discussões foram em torno da importância da solidariedade para o bom convívio social e também duma análise da postura real dos jovens em contraposição a postura que se espera.

As próximas turmas serão, respectivamente, Frecheirinha (07/05), Alcântaras (14/05) e Sede de Coreaú (21/05).

A segunda manhã da turma de Araquém ficou marcada para o dia 28 de maio, onde se pretende trabalhar o tema: Brasil, do texto ao contexto das desigualdades e da luta dos jovens organizados.

Veja algumas fotos abaixo: