A Rede de Juventude para a Cidadania - RJC, realizou, através do Nucleo Regional da ECOS, a 1ª das duas etapas do Minicurso de Movimentos Sociais e Juventude. O evento que teve uma programação dinâmica e inovadora, onde todos os envolvidos puderam participar.
A primeira etapa do minicurso iniciou-se as 8h:15min da manhã deste último sábado, 14, e teve como facilitadores coordenadores da RJC Benedito Gomes e Marcelo Ângelo, também participaram dos ciclos de debates e troca de experiências os representantes da ECOS e outras 32 pessoas que foram inscritas. Durante toda a manhã foram explanados assuntos referentes a: origem dos movimentos socias, ideologia, finalidades e conquistas, sempre relacionando o tema às condições locais oferecidas a juventude alcantarense, também fizeram parte da programação: apresentações de trabalhos grupais, enfocando a realidade da juventude local e suas perspectivas, dinâmicas e reflexão do jovem enquanto cidadão protagonista do meio que os cerca.
Para a equipe organizadora do Nucleo da RJC em Alcântaras, a turma superou as expectativas e se mostrou participativa e motivada para lutar por seus direitos e objetivos. Segundo os coordenadores da RJC, Alcântaras é o segundo município onde foi realizado a primeira fase da atividade educativa, tendo sido a primeira turma capacitada no distrito de Araquém - Coreaú/CE.
Até o final de maio outras duas turmas deverão ser capacitadas - uma na se de Coreaú e outra em Frecheirinha Ceará. A Rede de Juventude para Cidadania também visa atuar nos municípios de Mucambo, Pacujá,Graça e Moraújo, todos na Zona norte do Ceará.
Após a realização da 1º etapa nos quatros núcleos da RJC, serão encaminhados os preparativos para a realização da 2º fase, em Alcântaras prevista para ocorrer em 11 de junho de 2011.
Do blog da ECOS (Entidade Cooperativista Sustentável)
Nenhum comentário:
Postar um comentário