Na manhã do último dia 10 de setembro (um sábado) o núcleo da Rede de Juventude para Cidadania (RJC) realizou em Alcântaras a segunda e última etapa do Mini-curso Movimentos Sociais e Juventude. Embora poucos inscritos tenham comparecido, o complemento ocorreu com êxito.
Do total de 35 inscritos, participaram da segunda etapa menos da metade, mas o evento delineou-se de forma proveitosa, avalia Freire (presidente da ECOS e articulador da RJC). Durante a manhã - no Centro Comunitário Luiza Távora - foram explanados aspectos históricos dos movimentos sociais no Brasil e no Mundo, com exibição de vídeos e relatos acerca de alguns movimentos e grupos sociais do passado e presente de Alcântaras.
Facilitado por representantes da RJC de Coreaú, a segunda etapa teve seu tempo reduzido em razão do engajamento de boa parte dos participantes em manifestação estudantil que ocorria em paralelo.
Para o articulador, Benedito Gomes, a movimentação dos jovens do município, revela que a juventude não está apática e que a ação educativa contribui de modo significativo para a emancipação da juventude, sendo estratégico para o município o oferecimento e fortalecimento de espaços como tal, para a formação de cidadãos ativos e críticos.
A primeira etapa ocorreu no dia 14 de Maio de 2011 no auditório do STTR de Alcântaras. Os jovens que efetivamente participaram da ação terão direito a certificado de participação equivalente às 16h/a; quanto aos que não justificarem por escrito o motivo da ausência na segunda etapa, terão direito a uma declaração ou serão certificados com participação com carga horária de 4h/a, após avaliação por parte da coordenação.
Adaptado site da Entidade Cooperativista Sustentável - ECOS, de Alcântaras/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário