A RJC esteve representada pelos jovens: Benedito Gomes (Fundação CIS – Coreaú), Francisco Freire (Ecos - Alcântaras) e Francivaldo Silva (STR – Frecheirinha), no I Salão Territorial de Sobral, ocorrido nos dias 04 e 05 de outubro de 2011.
O evento - que surge como espaço de controle social e proposição de políticas públicas, visando o desenvolvimento integrado dos territórios do Ceará, a partir de um diálogo entre Sociedade Civil e Poder Público, com ênfase no fortalecimento das cadeias produtivas locais – propiciou a retomada das discussões referentes ao processo organizativo do comitê temático territorial de juventude, o qual tem importância estratégica no desenvolvimento de PPJs* de modo participativo, com integração dos 17 municípios constituintes do Território da Cidadania de Sobral.
Para melhor discussão na construção de um rápido diagnóstico local, a plenária foi divida em grupos temáticos. O grupo temático de juventude contou com representações de poucos municípios, apenas 05 – Alcântaras, Coreaú, Frecheirinha, Massapê, Santana do Acaraú e Senador Sá – sendo 06 participantes ao todo (estiveram dois de Alcântaras, Freire e Nazaré). Destes, dois foram escolhidos para o Salão Estadual dos Territórios, em Fortaleza.
Dentre as prioridades estabelecidas, esteve a animação (onde já existem) e a criação (onde ainda não) dos Conselhos Municipais de Juventude.
A partir das discussões, ficou agendada para dezembro a realização de um fórum regional de juventude para oficializar o comitê de juventude em constituição.
Dois membros da RJC (Benedito e Francivaldo) garantiram assento no Salão Estadual dos Territórios do Ceará, ambos como representantes da Sociedade Civil de seus municípios.
* Políticas Públicas de Juventude
Nenhum comentário:
Postar um comentário